sexta-feira, 29 de março de 2013

Sudoeste dos EUA: Big Bear Lake (post 2) - LA & San Diego - Las Vegas

Sudoeste dos EUA - BIG BEAR LAKE

Se vc chegou agora, vale retornar ao post 1 (LA & San Diego) para entender um pouco a sequência desta viagem e a motivação que levou à escolha do roteiro.

Snow fun

BIG BEAR LAKE

Quando se fala de bons locais para esquiar nos EUA, vc provavelmente já deve ter ouvido falar das montanhas do Colorado, de Aspen, de Lake Tahoe...mas é bem menos provável que vc conheça Big Bear, right?
Pois bem, já tendo conhecido ou não, vou dar um toque logo upfront. Se vc estiver on the road, planejando uma ida da costa (sul)oeste até Vegas, e com um spare time, vale muito um  estratégico pitstop em Big Bear. A cidadezinha, do tamanho de um bairro do RJ, fica localizada preguiçosamente no alto do morro e tem um charme todo especial graças à eco-combinação de lago, montanha, florestas, cabanas de montanha e neve...muita neve (no inverno!)
Big Bear Lake map

A cadeia montanhosa que abriga Big Bear e cerca a parte sudoeste da California provoca dois belíssimos cenários: paisagens desérticas para leste, a barlavento da montanha (ventos úmidos da costa são bloqueados), e uma paisagem de cinema nas cercanias da montanha.
Paisagem de cinema
Assim como Lake Tahoe (post em breve), a cidade "bomba" tanto no verão como no inverno.

No verão (não visitei), o quente, dizem, são os esportes de verão: aquáticos (esqui, windsurf, sailing, pescaria etc.) e terrestres (hiking, bike etc.). Todos num clima bem cool, pois o calor que castiga LA & San Diego é atenuado pela altitude, meio estilo Teresópolis/Campos do Jordão.

No inverno (período visitado), a cidade vira um ótimo e recatado resort de diversões na neve. Não tem o requinte de Lake Tahoe nem tampouco de Aspen, mas nem por isso é menos divertido. Aliás, pelo contrário, diverte-se bastante a baixo custo, comparativamente com outros picos de neve citados.

PLANEJANDO A VIAGEM

De San Diego até Big Bear Lake, são, aproximadamente, 2h45min de carro.
De Los Angeles até Big Bear Lake, são, aproximadamente, 2h de carro.

Se vc vai subir a montanha no inverno, uma coisa que vc tem que prestar atenção é a necessidade de dotar o seu carro com "correntes" apropriadas para neve. Neste caso, vc basicamente passa a ter duas opções: 
1) alugar (ou comprar) as correntes junto com o seu aluguel do carro (mais recomendado!); ou
2) take your chances and go uphill sem correntes, se arriscando a não conseguir se deslocar dependendo das condições da estrada, a sofrer algum acidente por causa da pista deslizante ou ser multado. Tem certeza que vc ainda quer considerar essa opção?? rsrs 

Mas não se desespere! Colocar as correntes é extremamente fácil. Eu diria até divertido, principalmente, se vc vai fazer isso (provavelmente) umas poucas vezes na vida! As instruções estão na própria caixa da corrente ou, se vc preferir ser mais precavido, existem diversos vídeos "how to do it" no youtube. Eis um bom exemplo: Snow-Chains-on-Tires

ONDE FICAR

Essa parte merece uma observação especial.
Obviamente, como em toda cidade americana, existe uma centena de opções. E o papo é o de sempre: "cacife" a hospedagem de acordo com seu budget...pesquise bem no booking...veja os comentários no booking/trip advisor...blablabla....
Mas, cara, vc está em Big Bear....quer então entrar no clima de verdade? 
"Cacife" uma cabana....uma verdadeira "cabin in the woods"!!!
Cabin in the woods
Espaço para muita diversão
Existem cabanas simplesmente sensacionais, com todos os appliances incluídos (geladeira, microondas, dishwasher etc.), TV gigante, lareira etc. no sopé da montanha.
Check it out : http://www.bigbearcoolcabins.com/

Já imaginou? Vc e sua família/amigos fazendo um chocolate com marshmallow, um balde de pipoca banhada em manteiga, no calorzinho de uma lareira, jogando conversa fora, brincando de algo (mímica, baralho, vendo um filminho, whatever), com a neve caindo lá fora.... Tudo isso depois de um longo "cansativo" e fun day of skiing, snowboarding, snow sliding (esquibunda) etc... Imperdível, certo?? 


DESLOCAMENTOS

Dentro de Big Bear Lake, use carro. Aliás, não há outra opção!
Restaurante típico
Aventure-se a noite pelos bons restaurantes da região e passeie pela ruazinha principal (Village Drive) a pé até vc aguentar o frio e resolver se "esconder" para tomar algo quente ou de alto teor alcoólico (lembre-se de ter um designated driver por causa da "lei seca" americana. Ela é menos exigente que a nossa, mas pode lhe enquadrar igualmente como DUI - driving under influence - com duas tulipas de beer e prendê-lo e/ou multá-lo pesadamente por causa disso).

O QUE FAZER

Alpina Slide
Além da simples curtição ecológica do visual do lugar, da sua estadia numa cabana estilo Zé Colméia,  ou de uma boa comida de restaurante durante o clima frio, basicamente, existem dois programas principais:

1) Alpine Slide at Magic Mountain e/ou Big Bear Snowplay - como o nome diz, esquibunda em overdose com a família!!! Info: http://alpineslidebigbear.com/
Pegue seu pneu e desça a montanha
2) Snow Summit - a excelente montanha para curtir ski, snowboard, snowmobile etc. Detalhe: de dia e de noite (show a parte!!) Info: http://www.snowsummit.com/ski/


Getting Ready - Snow Summit
Controle suas expectativas e tenha em mente que Big Bear Lake é uma "cidadezinha" para curtir umas boas duas ou três noites. Se vc for fanático por ski, até mais. 
Bem, é isso!

Veja se as fotos abaixo fazem vc entrar no clima e animam para vc conhecer:






Dupla do barulho

Nevasca

FUN

FUN - Amigos


Break

Blizzard







Gatinhas curtindo o sol??

Skiing

The lake

Snow Summit

Aconchego e bagunça em família e amigos

Clima na Cabana
Bye-Bye Big Bear


Post anterior (LA & San Diego)
Próximo Post (Las Vegas)









16 comentários:

  1. Gostaria de saber algumas coisas sobre a estrada... É segura? Tem proteção? Estou perguntando isso pq a estrada das montanhas no Chile eram oerigosíssimas e desta vez vou sozinha com minha filha sem meu marido. E outra coisa, quanto tempo demora da base da montanha até lá em cima?

    ResponderExcluir
  2. Olá. A estrada é totalmente segura. Apenas um pequeno trecho que ela fica mais estreita, mas ainda sim muito tranquilo para dirigir. Lembre, entretanto, que se estiver nevando muito, seu carro deve estar com correntes nas rodas.Haverá indicações para isso na estrada.
    Não existe uma base da montanha bem definida, ou seja, vindo de LA ou de San Diego, a subida é bem gradual. Leva 2h de LA e cerca de 2h40min de San Diego. Claro, que quando chegar mais perto do topo, fica mais ingreme, mas é um percurso curto, como disse antes, de cerca de 30 a 40 minutos. Boa viagem
    .

    ResponderExcluir
  3. Muito boas as dicas. Fechei para passarmos 3 dias lá, mas estou preocupada com o que fazer, pois vamos em um casal com criança de 3 anos...creio que esquiar esteja fora de nossos planos...rsss. Será que é muito tempo 3 dias? Vamos em janeiro de 2015. Outra coisa, as correntes para o carro vc comprou ou alugou? Muito obrigada! Camila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Camila.
      Obrigado pelo elogio.
      Se estiver nevando, 2noites/3dias estarão de bom tamanho. Acho que a criança poderá curtir muito as brincadeiras de neve (tobogãs, esquibunda etc.). Minha filha adorava nesta idade.
      Se não estiver nevando, 1 noite/2 dias é o ideal. A cidade é pequena e vc conhece rápido de carro, parando nos pontos mais panorâmicos para fotos.
      Note que Big Bear Lake fica na Califórnia e só neva por estar no topo de uma montanha. Tem que dar sorte. Em janeiro, normalmente neva....o problema é acertar o dia. Desde já, desejo sorte a vcs, pois a neve realmente deixa o visual muito bonito....
      Quanto à corrente, eu normalmente compro numa grande loja (k-mar, wallmart ou target). Sai quase o preço do aluguel, com a vantagem de se vc não precisar usar, vc pode fazer um "refund" em qq filial da loja, mesmo em outra cidade. Às vezes, mesmo nevando, não precisa usar....Velho jeitinho brazuca....rsrrsrs...Espero ter ajudado. Leo

      Excluir
    2. Muito obrigada pelas respostas e tão rápido! Espero que neve mesmo...vamos ver como vai ser até janeiro. Muito boa a idéia das correntes mesmo, até dei uma pesquisada no Walmart...acho que vou fazer isso caso não seja preciso usá-las! Muito obrigada mais uma vez! Abs. Camila

      Excluir
  4. Olá Leonardo,

    Gostei muito das sua dicas sobre Big Bear Lake. Como vc já tem alguma experiência no uso de correntes, gostaria de sua ajuda em relação às seguintes dúvidas:

    Supondo que vou viajar com um carro sem tração nas quatro rodas, quantos pares de correntes eu preciso levar comigo para não ser multado? Somente para as rodas de tração ou nas 4 rodas?

    Eu li na internet que os carros 4wd ou awd, não precisam de correntes para estradas em condições R1 ou R2 se tiverem os chamados "snow tires". Como nenhuma locadora fornece carros com os tais pneus, vale a pena alugar carro 4wd? As patrulhas na estrada verificam o tipo de pneu que vc está usando? Os carros 4x4 precisam ter correntes nas 4 rodas se não estiverem com pneus de neve?

    Normalmente, as locadoras de automóveis não permitem o uso de correntes devido ao risco de danificar as rodas. Vc já tem este tipo de problema? Que locadora vc recomenda?

    Agradeço antecipadamente sua atenção,

    João Moulin - joao.moulin@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Joao,
      Desculpe a demora em respondê-lo.
      Obrigado por curtir o post.
      Caso vc seja parado, a polícia realmente checa se seu carro está em condições para direção na neve.
      Nao recomendo que vc alugue um carro 4 x 4. Acho que o esquema de comprar as correntes numa loja fácil de devolver (Kmart, Target, Walmart etc.) vale mais a pena.
      Penso que o preço que vc vai pagar a mais por um carro 4 x 4 não compensa o valor que vc vai gastar na corrente, principalmente considerando as boas chances de vc não precisar usá-las, devolvê-las e pegar a grana de volta. Já fiz isso várias vezes.
      As locadoras nao impedem de vc usar suas próprias correntes, caso necessario. Obviamente, ele tentam lhe empurrar no aluguel, como no caso do GPS, mas nao impedem de vc usar o seu proprio kit.
      Eu costumo escolher a locadora com base nos resultados da pesquisa no site Kayak.com
      Foco no preço basicamente e procuro usar meu visa para cobrir o custo do LDW, pagando apenas os outros seguros que forem necessarios. Elas nao diferem muito.

      Boa viagem,
      Leo

      Excluir
  5. Oi Leo!
    Excelentes postagens! Seu blog já está nos meus favoritos!
    Eu e meu marido embarcamos em Dezembro/2014 e o roteiro contempla Anaheim, San Diego, Los Angeles e Las Vegas. Lendo esse post fiquei com muita vontade de tirar 1 dia e conhecer Big Bear Lake! Você acha que vale a pena fazer um bate/volta? Não conhecemos a neve ainda, e por ser perto de LA, ficamos animados com a possibilidade! Qual período vocês foram? Será que daremos sorte em pegar neve? rs...
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Priscila,
      Obrigado pelos elogios. Quanto à sua pergunta, Big Bear é um vilarejo cravado na montanha e que é bem voltado para atividades na neve. Acho que vale muito conhecer, mas só considere duas coisas:

      1) como dito no blog, vc leva cerca de 2h45m para ir e igual tempo para voltar. Portanto, pondere isso bem na sua decisão de bate-volta para não deixar o cansaço atrapalhar o restante da viagem.

      2) se o motivo principal for neve, em dezembro, vc tem q contar com a sorte. Janeiro e fevereiro é mais provável, mas ainda sim não é garantido. Fui em janeiro e dei sorte, pq caiu uma nevasca quando estávamos na cidade.

      3) se o desejo de ver neve for absolutamente grande, considere uma esticada até Lake Tahoe. Infelizmente, a distância é grande e vc vai precisar de uma ida de avião (às vezes, pintam umas boas promoções de vôos internos) , mas o local é bem bonito (bem mais do que Big Bear). Pensando bem, talvez seja melhor combinar uma ida à Lake Tahoe para outra oportunidade, com SanFrancisco, Monterey, Carmel etc. kkkk

      Enfim, se vc tiver flexibilidade de dias e estiver realmente disposta a encarar o bate-volta, minha sugestão é que vc fique monitorando o clima (http://www.accuweather.com/en/us/big-bear-ca/92305/weather-forecast) durante a sua estada em LA e San Diego e dá uma escapa para lá se a neve rolar. Mas, vá um pouco antes da neve estar prevista para não ter problemas com a estrada o que pode aumentar o tempo do seu bate-volta.

      Espero ter ajudado.
      abc

      Excluir
  6. Olá Leonardo, estou pensando nesse roteiro para próximas férias em janeiro/2016. comecei agora a pesquisar e encontrei o seu blog. Tenho uma dúvida, estava pensando em ficar 4 dias em Big Bear, mesmo não tendo nevasca nos dias que estaremos lá, não haverá neve para as brincadeiras? A neve então é baixa? Obrigada.

    ResponderExcluir
  7. Olá Leonardo, estou pensando nesse roteiro para próximas férias em janeiro/2016. comecei agora a pesquisar e encontrei o seu blog. Tenho uma dúvida, estava pensando em ficar 4 dias em Big Bear, mesmo não tendo nevasca nos dias que estaremos lá, não haverá neve para as brincadeiras? A neve então é baixa? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ricardo. Obrigado pelo interesse no blog.
      Big Bear não é um local onde a neve é garantida ou constante, mesmo nos meses de inverno.
      Então, no fundo, você tem que dar sorte.
      Procure deixar sua visita a BigBear para o fim de janeiro, quando suas chances de já ter rolado uma nevasca aumentam. Com isso, mesmo não nevando durante sua estadia, certamente haverá neve residual para as brincadeiras infantis. Recomendo de qualquer forma o aluguel de uma casa ao invés de um hotel, principalmente se sua família for grande ou vc estiver com crianças. Boa viagem!

      Excluir
  8. Olá, há outro meio que não seja carro alugado para ir de San Diego até ai? Paga para subir ou só os hoteis e atrações?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Estella, sinceramente não sei te responder. Acredito que deva existir ônibus, mas isto é bem raro nos EUA e bem mais complicado que um carro alugado.
      Não entendi a segunda parte da pargunta: se paga para subir?
      Tentando responder: existem montanhas para esquiar e outras para descer de esquibunda com boias de pneus. Todas são pagas!
      Espero ter ajudado.

      Excluir
  9. Olá Leonardo, primeiro parabéns pelo ótimo Post. Eu, minha esposa e meus filhos (João 15 e Milena 11). Pretendemos dar uma parada em Big Bear em uma viagem de retorno de Las Vegas para Los Angeles, afinal as crianças estão malucas para conhecer a neve. Dado que teremos algo em torno de 6hs a 8hs por lá e depois seguiremos viagem para LA, gostaria de ter sua dica sobre qual local deveríamos focar essas poucas horas (Snow Summit ou Alpine Slide at Magic Mountain e/ou Big Bear Snowplay) ? Para passar essas horas, recomenda alugarmos roupas para neve (caso sim, onde) ? Sorry pelas muitas perguntas, mas preciso otimizar o pouco tempo que terei por lá e achei ótima suas dicas. Obrigado desde já !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Obrigado pelos elogios.
      Se o objetivo é conhecer a neve, acho importante vc considerar que nem sempre acontece neve em Big Bear. É claro que em janeiro/fevereiro a possibilidade de neve é grande, mas não é garantido como e outros lugares no EUA, como Lake Tahoe, Aspen em Colorado etc.
      De qq forma, como Big Bear está no seu caminho de Vegas para LA, não custa arriscar.
      Quanto a sua pergunta: Snow Summit é um local de ski. Se vc, sua mulher e filhos já esquiassem, esse seria o local ideal. Com pouco tempo, nao vale a pena ir lá, perder um tempo fazendo aulas (necessário para que nunca esquiou) para depois tentar curtir. Para curtir a neve esquiando (que é sensacional!!), é fundamental aprender primeiro para depois aproveitar. Caso contrário, pode ser decepcionante.
      Assim, para um primeiro contato divertido com a neve, voto nos outros dois locais. Conheci só o Big Bear Snowplay. Garanto que se estiver nevando ou já tiver nevado um ou dois dias antes, seus filhos vão curtir muito.
      Quanto a comprar (ou nao) roupa boa e cara de neve, para tao pouco tempo e se nao for esquiar, acho que nao vale a pena nao. Protejam-se ao máximo com roupas impermeaveis (casacos e roupas em camadas), botas (nada de tenis), luvas e divirtam-se. Se quiser, passe num K-mart e compre pelo menos a bota...é um bom investimento, pq tenho certeza que vc vai querer voltar a brincar na neve outras vezes.
      Bom passeio!

      Excluir

Obrigado pelo seu comentário!