sexta-feira, 20 de março de 2015

O CHARME DA CALIFÓRNIA: SAN FRANCISCO, MONTEREY, CARMEL, BIG SUR (HWY 1), SOLVANG, SANTA BÁRBARA E VÁRIAS OUTRAS CIDADES À SUA ESCOLHA

COSTA OESTE DOS EUA (WEST COAST USA)

YOU WILL WANT TO LEAVE YOUR HEART HERE

McWay Falls - Big Sur
Este post é mais do que especial. E talvez tenha sido justamente por esse motivo que eu tenha adiado tanto fazê-lo. Mas tomei coragem!! Vamos lá!!

Por que especial? Por que tão longo?

Family trip - tudo de bom

Porque durante pouco mais de dois anos sensacionais (1999-2001) tive a oportunidade de viver com minha família numa belíssima cidade da Califórnia chamada Monterey.

Lover's Point - Monterey

Foram anos preciosos de amadurecimento, de aprendizado de nova cultura, de fazer inúmeros amigos (brasileiros e estrangeiros), de conhecer muitas cidades nos arredores da linda costa oeste americana, e de estudo...muito...muito estudo....na saudosa Naval Postgraduate School (NPS).

Ocean Drive - Monterey

Então, é natural que estas boas lembranças fiquem tão bem guardadas, gerem um "banzo", chegando a ser difícil externá-las num post de viagem. Mas, passados tantos anos, em FEV2015, resolvi voltar com minha família a este lugar que me trouxe tantas felicidades e fazer uma viagem no melhor estilo "memory lane".

Pacific Grove
Então agora acho que me sinto um pouco mais à vontade para fazer este post.
Entretanto, em função da minha ligação especial com as belezas da Costa Oeste dos EUA, de antemão, peço perdão pelo meu total grau de parcialidade.  Espero que vc compreenda!! ;-)

Please, do leave your heart in SFco

Mas vcs verão que não exagerarei muito! Não precisa! Há lugares muito bonitos a visitar.
E várias opções de roteiros. Procurarei relatar aqui mais uma de muitas opções e ilustrar com fotos (algumas até antigas - memory lane, ok?) os meus points preferidos.

Precisa legenda??

PLANEJANDO A VIAGEM

Family - Big Sur
Vista panorâmica - Big Sur - Hwy 1
Além de ser o estado norte-americano com PIB maior do que de muitos países, a Califórnia consegue conciliar o que há de mais moderno no mundo em termos de inovações e avanços tecnológicos com modismos e tendências de vanguarda  e uma belíssima herança cultural dos primeiros habitantes da região, de origem espanhola e mexicana. É nesta região que está o fascinante Vale do Silício, com suas famosas high-tech companies (Apple, Cisco, Facebook, Yahoo, Citrix, HP etc.), um louca mistura de culturas (asiáticas, latinas etc.) e toda "fauna" de Hollywood, com sua vibe de skate, surf  e outros esportes ao ar livre.


A Califórnia oferece portanto um vasto número de atrações em torno de belas cidades. É só escolher e curtir!

Em outros posts deste BLOG, já ilustrei e descrevi dicas sobre algumas destas atrações.  Vide os posts de: Lake Tahoe e Yosemite;  Big Bear Lake e LA e San Diego

Pertencendo ao estado de Nevada, mas invariavelmente combinando com viagens à Califórnia, está a não menos famosa cidade de Las Vegas, que também já foi motivo de post deste blog.

Clique nos links citados, se seu interesse, no momento, é por estas cidades mencionadas acima.
Alamo Square - SFco
Mas caso o seu interesse seja pela famosa rota litorânea, ou seja, San Francisco, Half-Moon Bay, Santa Cruz, Monterey, Pacific Grove, Pebble Beach, 17-mile drive, Carmel, os inúmeros vista points da Big Sur (Highway 1), San Luis Obispo, Solvang, Santa Barbara etc. este post é mais certo para vc!

Marin Headlands - Sausalito

A organização/planejamento do seu roteiro vai depender obviamente do tempo que se dispõe. Começar ou terminar em Vegas é sempre uma boa pedida, uma vez que é mais ou menos caminho dos vôos partindo do Brasil, sem acrescentar nada ao valor da passagem.

Na minha opinião, um roteiro mínimo ideal inclui 4 dias para Vegas, 3 a 4 dias para San Francisco, 4 dias para fazer a descida de carro de San Francisco para LA (distribuindo noites em Monterey/Carmel, San Luis Obispo e Santa Barbara).

Vista Point

Se quiser curtir LA e San Diego, o tempo de permanência vai depender de sua vontade de curtir apenas os passeios nestas grandes cidades ou de incluir os famosos parques de diversões. Em LA e arredores: calçada da fama, Beverly Hills, pier Santa Mônica, Disneyland, Universal Studios, Six Flags, jogo de basquete/hockey no Staples Center etc. Em San Diego e arredores: litoral, Coronado, Legoland, Zôo (um dos maiores do mundo), Sea World, jogo de baseball dos "Padres" ou de futebol americano dos "Chargers" etc.
Dica: mínimo de 3 dias em cada cidade (sem parques) ou acrescente 1 dia por parque incluído.

Baker Beach - SFco

Incluir os gigantescos parques naturais (Yosemite, Sequoia, Grand Canyon ou Death Valley) ou locais de esqui como Lake Tahoe e Big Bear Lake requer pelo menos mais uns três dias para cada uma dessas localidades.

Esses já deixaram o coração em SFco
Lake Tahoe fica próximo (4 a 5h) de carro de San Francisco. Big Bear fica no meio do caminho (2 a 3h) de carro entre LA/San Diego e Vegas. Grand Canyon fica a 5 h de carro de Vegas ou pouco mais de 1/2 h de helicóptero (minha opção preferida). Já Yosemite é no "meião" da Califórnia, bem distante de tudo, o que torna a logística da movimentação um pouco mais hard, mas não menos compensadora.

Lojas animadas no pier 39

Espero ter ajudado mais do que confundido no seu planejamento.
Em resumo, acho que falei isso tudo para concluir que não dá para fazer tudo numa viagem só.
Vc vai ficar cansado e acabar não aproveitando bem.
Fiz vários desses passeios (Yosemite, Lake Tahoe etc.) quando morava lá, o que obviamente simplificava a logística.


Em viagens isoladas, já fiz dois roteiros que acho bem legais e bem lights de serem percorridos.

Roteiro 1 (só carro): LA - San Diego - Big Bear Lake -Vegas (vide respectivos posts deste blog)

Roteiro 2 (este post): Vegas - vôo até San Fco - San Fco - carro pela Hwy1, passando por Monterey/Carmel -  San Luis Obispo - Solvang - Santa Barbara - LA.


Portanto, minha dica final é a seguinte: dê uma lida nos posts, veja o que mais lhe agrada, entenda bem as distâncias que devem ser percorridas de carro ou de avião e faça o seu roteiro. Simples assim!

O QUE FAZER - ONDE FICAR - COMO DESLOCAR

SAN FRANCISCO

passeando pela ponte - cena "Planeta dos Macacos"
Existem blogs muito melhores do que o meu especializados em dicas diárias sobre San Francisco e arredores. Um dos melhores que recomendo, por exemplo, é o http://hotelcaliforniablog.com/. THANKS MARIANNE!


Este blog tem dicas muito legais e atuais sobre a cidade, além de indicações de ótimos passeios "customizados" para quem quiser curtir as famosas vinícolas do norte da Califórnia (Napa Valley e Sonoma). Infelizmente, não gosto de vinhos. Portanto, não poderei ajudar muito nesta área, mas certamente a Marianne poderá. ;-(


Vou me limitar a relacionar (e, como sempre, tentar mostrar!) os principais pontos que curto na cidade e que são "must go", principalmente se vc é visitante de primeira viagem. Se vc já conhece San Francisco, sem dúvidas, poderá ler em outros blogs dicas para os mais "insiders".

Entardecer - Golden Gate Bridge

DESLOCAMENTOS

As famosas e charmosas ladeiras de San Francisco dificultam (não impossibilitam!!!) um pouco o deslocamento a pé. Muitos recomendam o uso dos famosos bondes (cable car) e de ônibus. Existem opções econômicas de passes turísticos (Muni passports), válidos por um ou mais dias, que podem vir bem a calhar.


Pessoalmente, apesar da teórica dificuldade em estacionar na cidade, gosto muito de usar carro. Se vc planejar estar na cidade no fim de semana (trânsito bem mais tranquilo!) e contar com um bom app de parking para seu smartphone, o carro lhe dará uma flexibilidade sem igual para ir em points de difícil acesso por outros meios e circular rapidamente pela cidade. Pense a respeito!


Claro que um passeio turístico de Cable Car será obviamente obrigatório, mas não creio que deva ser seu principal meio de locomoção.

Cidade vista do alto da Lombard Street

ONDE FICAR

San Francisco é cara para hospedagem! Bem cara! Não rola muito os aluguéis de casa, estilo airbnb (minha opção preferida em viagens principalmente na Europa). Se vc optar por não alugar carro, recomendo escolher, de acordo com seu budget, um hotel em torno da Union Square que é um ponto bem central para deslocamentos em transporte público pela cidade.

Descida do cable car - Alcatraz e Fisherman Wharf ao fundo

Porém, se alugar carro, certamente vc encontrará hotéis mais baratos na região da Lombard Street, Broadway Street etc.



O QUE FAZER

Dois trechos bons para passear de cable car:

Primeiro trecho: da estação final na rua Powell com Market, pegar o bonde Powell St – Hyde → passando pela Lombard St (parar aqui e apreciar a bela vista de Alcatraz e a própria rua sinuosa) → ponto final perto da Ghirardelli Square (pausa para um chocolate mais do que especial) e do Fisherman Wharf.
Ghirardelli - 2000 (ótimos chocolates e sorvet)
Ghirardelli - 2015

Estando ali no ponto final do bonde, vc pode curtir um chocolate/sorvete e depois andar até o famoso pier 39, onde, pelo caminho, vc poderá experimentar um delicioso prato de clam chowder ou king crab.


Nessa região de andança e bate-perna vc vai encontrar várias lojas e restaurantes turísticos (muitos são pura roubada!), mendigos estilosos (ou não), ripongas, cantores de rua e uma multidão de turistas passeando. Bem estilo calçadão de Copacabana...só que em SFco...kkkkk


No pier 39, lá no final, não deixe de ver as focas se banhando ao sol. Bom, pela presença delas vcs podem imaginar a temperatura da água, certo? ;-) Definitivamente, o Pacífico é mais para ver do que para mergulhar.

Focas - sun bath
Seagulls - As donas do pedaço 
Pier 39 - idos de 2000
Pier 39 - idos de 2015

Em FEV2015, o tkt de cable car custava U$ 6 por pernada, mas lembre-se que existem os econômicos passes diários. Veja se vale a pena para vc!

Lombard St
Pier 39 - 2000
Segundo trecho: do pier 39→ pegar bonde da linha Mason - PowellUnion Square

ATRAÇÕES TOP 


Pontos ótimos para fotos da Golden Gate e do visual da cidade:

Mirante do parque Marin Headlands (Sausalito) - endereço GPS: Building 948 Fort Barry, São  Francisco, CA 94965. Sausalito, Bridgeway Avenue.
• A própria Sausalito também vale uma visita rápida. Cidade aconchegante, charmosa, com bons bares e restaurantes.

Golden GateFort point (lado SFco) e Vista point (lado Sausalito)
Fort Point
Vista Point
Ocean Beach - praia com larga faixa de areia, vento frio, algumas boas ondas num mar gelado para surfistas corajosos e alguns esportes estranhos como este de disk fly que vc vê na foto abaixo. Não espere as areias branquinhas do Caribe. Praia de americano é sofrível mesmo!! kkkk
Ocean Beach
Ocean Beach
Baker beach (bela vista da ponte, a partir da praia) - praia para relaxar se o sol ajudar, como nesse dia da foto.

Baker Beach - praia de americano ;-(

Cliff House (1090 Point Lobos Ave, San Francisco, CA 94121) - restaurante e visual.

Cliff House
Cliff House
Lombard Street - rua mais sinuosa do mundo (presente em vários filmes de hollywood)
aqui a sinuosidade tem charme
Lombard St - idos de 1999


Coit Tower – torre com bela vista da cidade. Se estiver de carro, estacione antes da subida

Coit Tower
Coit Tower - footsteps
























PASSEIOS  "MUST GO"


SFco Ferry Building (Marketplace – pier 1) - bela região comercial e ótima gastronomia "farmer's market"


ferry building

The Palace of Fine Arts
Palace -  idos de 2000


Palace em 2015
California Science Academy - bom programa para família com crianças.

Tempos de universidade
Golden Gate Park - California Academy of Sciences ao fundo
Chestnut Street - rua de bairro cheia de lojas transadas e restaurantes frequentados por locais.
Casa Vitorianas com as famosas "bay windows" - marca registrada da cidade
Golden Gate Parkjapanese tea garden - parque muito bem cuidado. Ótimo passeio num dia de 
sol.


Japanese Tea Garden - Golden Gate Park
Bairro Hippie
Esquinas da Haight e Ashbury - raízes do movimento hippie podem ser vistas neste distrito. Ainda hoje é possível ver as paredes de arco-íris e bares agradáveis – foque na esquina das ruas de mesmo nome.
Esquina Famosa
Alamo Square – Steiner Street – The Painted Ladies at Dusk, casas vitorianas que aparecem em todo filme ambientado em San Francisco. Marca registrada da cidade.

The Painted Ladies at Dusk and my Ladies
Ilha de Alcatraz  (The Rock) - contém o famoso presídio. Barcos a partir do pier 39. Compre/reserve pela Internet. O passeio bastante concorrido é, digamos assim, diferente e cheio de curiosidades históricas. Al Capone passou uns dias por aqui. Mas é só um presídio mesmo ;-(




Vista Point em 2000

Saída de Ferry para Sausalito
Union Square - ponto central do comércio de San Francisco. Local cercado por hotéis, teatros, lojas famosas e bons restaurantes.

Union Square
Marin Headlands - Sausalito
Chinatown - uma das maiores Chinatowns de todos os EUA.

Chinatown
Rua em Chinatown
Vc vai se sentir literalmente na China. Bugigangas aos milhares, algumas a bons preços, mas com qualidade duvidável. Se vc curte comida chinesa, vai se esbaldar por aqui.

Shopping e boa comida

Shopping Westfield, com várias lojas, tais como: Abercrombie, Hollister, Juicy Couture, Aeropostale, Zara, Coach.

As donas do pier - focas e gaivotas

Restaurante "must go": BOUDAIN Sourdough Bakery & Café (ótimo lugar para experimentar o famoso clam chowder ou a sopa de tomate, ambos servidos no pão sourdough). Endereços: no pier 39 e na Macy’s da Union Square.

Clam Chowder and Tomato Soup - delicious sourdough bread
Restaurante perto da Union Sq: Cheesecake factory – Macy’s union square (último andar); Crepe o Chocolat (Stockton & O’ Farrell  Street); sub-solo do  Westfield Centre; Mels DriveInn (burgers); Ali Baba's Cave  (árabe barato e bom na 799 Valencia St, CA 94110, b/t 18th St & 19th St in Mission District).



antes
depois


Pier 39 - com parque, como em qualquer boardwalk americano

Pier 39

DE SAN FRANCISCO ATÉ MONTEREY/CARMEL

A partir de San Francisco é pé na estrada. Taca-lhe pau no carrinho!!!

litoral ao sul de SFco - vários photo spots
Carro....carro...carro....dirija no melhor estilo "easy rider", parando em todos os "vista points" do caminho e tirando milhares de fotos para eternizar os momentos.

Abaixo passo a mencionar alguns dos points que curto e recomendo.

Procurei marcá-los no mapa para lhes dar uma ideia do tempo e da distância total, mas tenha em mente que, ao parar, vc obviamente acrescenta alguns minutos/horas nessa conta.

E isso importa? Vc está de férias, certo?? ;-)

PARADAS OBRIGATÓRIAS NA HIGHWAY 1


•    Half moon bay (famosa praia de surf "Mavericks") → Pra chegar lá, procure no GPS o Pillar Point Air Force Station – um centro militar de observação no alto da montanha de frente para o mar – estacione antes de subir a ladeira pra chegar nessa estação. Ir a pé até a estação é proibido. Vc verá o estacionamento à esquerda).

Half-Moon Bay
No caminho para Mavericks

Esta é a praia de Mavericks - em dia de calmaria, é claro!
Está aí o aviso para quem duvidar
Vc terá que caminhar cerca de 10 a 15 minutos até o mar, bem no início do paredão que faz o Pillar Point Harbor. Chegando lá, você verá duas pedras grandes bem dentro do mar. É lá que forma a famosa onda. Pra ver melhor, recomendo que vc suba um pequeno morro bem na frente da praia (subida curta, recompensada por uma bela vista do alto).



Curiosidade: a praia batizou o sistema operacional da Apple (Macbooks) e rola uma etapa do campeonato mundial de surf por aqui.

Infelizmente, dei azar desta vez. O mar estava incrivelmente flat! ;-( Mas coloquei algumas fotos para vcs terem uma melhor ideia do que estamos falando.

Mavericks em dia de big waves


•      Pillar Point Harbor (1 Johnson Pier, Half Moon Bay, CA 94019)

Pillar Point Harbor

•      Restaurante Creekside Smokehouse - pausa para quem estiver com fome no caminho


•      Pidgeon Point Lighthouse (210 Pigeon Road, Pescadero, CA 94060)

Pidgeon Point Lighthouse
Relax no farol
Belo visual a partir da Lighthouse
lucky day
pescador solitário (lone fisherman) - cena comum
•      Santa Cruz Beach Boardwalk (400 Beach St, Sant Cruz CA 95060)


Parque de diversões - SC Boardwalk

•      Pleasure Point (Santa Cruz) - Opal Cliffs CA 95020 (https://goo.gl/maps/Sk8S2)
Pleasure Point
Point de surf perto de Santa Cruz
Belo visual - belo dia

MONTEREY - PACIFIC GROVE - PEBBLE BEACH - 17 MILE DRIVE - CARMEL

Dolphin's hotel - Cannery Row

litoral de Pacific Grove
litoral de Monterey


Ocean Drive
Naval Postgraduate School
Naval Postgraduate School


Naval Postgraduate School
Pacific Grove
Tempo passa e certas coisas nunca mudam....
Pebble Beach

O QUE FAZER

Admire a vista
Como disse antes, sou suspeito para falar deste trecho. 
Estas cidadezinhas são simplesmente abençoadas com visuais belíssimos, principalmente na orla e nas suas ruas principais de comércio.

Só elas pegam sol
Se isso não bastasse, todas contam com um zelo administrativo das respectivas prefeituras que as tornam exemplos de como se deve cuidar de bens públicos. Enchem os olhos dos turistas e, para falar a verdade, nos deixam com muita inveja. Clint Eastwood foi prefeito de Carmel...chique or what?

ONDE FICAR

Para hospedagem, escolha um local barato que tenha um bom café e um bom wifi. Lembre-se que vc estará de carro, portanto, não importa muito onde ficar, pois as distâncias são relativamente curtas.

DESLOCAMENTOS

Aqui o carro é essencial. Vc vai querer esquecer seu GPS e literalmente deixar a "brisa marinha lhe levar". ;-) Dica principal: siga a orla! Não tem o que errar! 

ATRAÇÕES TOP

Monterey: Fisherman Wharf - não é grande como o de San Francisco, mas vale a visita. Vc notará que as focas estão muito à vontade, principalmente no Wharf mais antigo.





Focas ao natural
vida mansa

Adicionar legenda

Monterey Bay Aquarium - um dos aquários mais interessantes do mundo. O que o torna diferente de um Sea World por exemplo é a grande quantidade de seres marinhos abissais, uma vez que a baía de Monterey é famosa por ser uma das maiores depressões marinhas do mundo, um verdadeiro paraíso para os mergulhos de grande profundidade e uma verdadeira "maternidade" para baleias.



• Monterey Cannery Row - ótima rua de lojinhas e restaurantes.

Cannery Row - 2000

Cannery Row - 2015
Aqui se encontra o mais original de todos os  restaurantes Bubba Gump (comida turística, mas barata e saborosa) e o também animado bar SlyMcFly.

Fish and Chips

Lighthouse Ave e Silverado Ave - Ruas principais de Monterey, de elegante comércio e bons restaurantes. A pizzaria Gianni's é uma boa pedida para noite.
Spring @ Monterey
• Pacific Grove - Ocean Drive



Lover's Point - pequena praia e linda área para picnics.
Lover's Point
Saudades dessa "bagunça"
Picnic area

17 mile drive -  a partir de Monterey é só seguir direto pela Cannery Row; Ocean View Boulevard e depois a Sunset Drive, ruas que vão beirando o litoral da cidade, que você vai chegar na portaria de entrada.


Vc vai pagar os mais bem pagos U$10 (valor de fev2015) da sua vida para passear nesse primor de estrada, com visuais literalmente sensacionais, como a praia de Pebble Beach ou a famosa lone cypress tree.



• Carmel - uma das cidades mais charmosas do mundo. Tudo acontece ao redor da Ocean Avenue e da Ocean Beach.
Clima de Carmel - comércio da Ocean Ave.
Ocean Beach - Carmel
• Uma interessante atração também é a "Carmel Mission" (3080 Rio Rd, 93923), igreja antiga que mostra muito bem as raízes originais espanholas dos missionários da Califórnia


• Del Monte Shopping - para um passeio e algumas compras descompromissadas.

Alguns restaurantes Carmel: Cantinetta Luca - Dolores Street between Ocean and Seventh St, Carmel-by-the-Sea.

Carmel-by-the-sea

MONTEREY → SAN LUIS OBISPO (O TRECHO MAIS BONITO DA BIG-SUR) 

Continuando nosso caminho pela Hwy1, a partir de Carmel.


Point Lobos State Reserve ($10/carro) - parar aqui consome tempo. Se vc estiver com pressa, pode pular sem medo esta reserva. Tem coisa muito melhor ao sul.

Paisagens pelo caminho da Big Sur
Paisagens pelo caminho da Big Sur
Rocky Creek Bridge - bela construção num cenário de tirar o fôlego.


Rocky Creek - não vai cair do penhasco
Bixby Bridge
Bixby Bridge - parecida com a anterior, mas certamente vc vai querer parar de novo para tirar umas fotos naquele ângulo especial que não ficou bom na primeira ponte ;-)

panorâmica - Bixby Bridge
Eu e minha "Sharon Stone"- lembram do filme Instinto Selvagem, com a atriz sendo perseguida nesta estrada?
Pfeiffer Beach - Talvez seja a praia mais famosa da Big Sur. Linda, ela é bem pequena, e faz parte de um bem cuidado parque estadual entre a montanha e o mar.


Praia só nossa!!! 
Num dos lados da praia, tem uma formação rochosa (furada pelo mar) que lembra muito a pedra furada de Jericoacara (post deste blog), no Ceará. A rocha foi esculpida pela erosão causada pelo impacto constante das ondas. Muito bonito mesmo! O barulho da arrebentação das ondas na rocha é muito show!

pinto no lixo?

A entrada desta praia é um pouco escondida e não tem placa!! Tente no GPS localizar o endereço “10099, Scycamore Canyon Road, 93920”. À direita, se você vem de Carmel, tem uma placa “Caution, Narrow Road” e é aí que você vira. Esta placa é bem escondida e a curva é quase 180 graus. Pay attention!  Depois de virar, vc percorrerá cerca de 10 min numa estrada bem estreita, mas bem cuidada, até chegar ao estacionamento (pago) que dá na praia.

Linda!!!
Pfeiffer Beach at its best
Pedra Furada
Post Ranch Inn ou Nepenthe (48510 Highway One, Big Sur, California) → boa pausa para cafés e lanches, com lindo visual.


Julia Pfeiffer Burns State Park (McWay Falls): Endereço GPS: 53154, California 1, 93920.

McWay Falls
Você estaciona (pago), pega a passagem sob a estrada e dá uma caminhada de uns 10 a 15 minutos que te leva na McWay Falls, simplesmente uma cachoeira que despeja suas águas no mar.

McWay Falls
Se vc quiser economizar no parking, pare no acostamento (lado direito de quem vem de Carmel) e pegue a escadinha que dá na trilha. Não tem o que errar. Vantagem do parking pago é a infra de banheiro.
Observação importante: não entre no Pfeiffer Big Sur State Park, que é outra coisa (um parque enorme para hiking, sem grandes coisas pra ver…). A McWay Falls fica após este parque.
Precisa de legenda?

Lucia Lodge: 62400 California 1, Big Sur, CA 93920, pausa para café com vista para o mar.


Piedras Blancas Light Station (elefante marinhos), 15950 Cabrillo Highway, San Simeon, CA 93452 - local muito legal para parar e curtir os elefantes marinhos (não focas!) no seu habitat natural. Leia as placas espalhadas pelo mirante e se informe sobre o comportamento sazonal destes curiosos e gigantescos animais. Fomos na época do acasalamento. Muito divertido! Um verdadeiro "choque de titãs" entre machos disputando as fêmeas! kkkk

Elefantes Marinhos não são focas - possuem tromba parecida com a de um elefante. Daí o nome.
Alguns são imensos!
Ver animais no seu habitat natural (não num zôo) faz toda diferença e não tem preço
Hearst Castle?? U$25/person 1h tour - castelo (?!!) feito por um magnata famoso norte-americano. Há quem goste. Tem uma piscina bonita coisa e tal, mas, pessoalmente, acho dispensável! Se tem alguma coisa que americano não faz bem é castelo. Quer ver castelo de verdade? Vá para Europa, certo? Cada coisa no seu devido lugar ;-)


Sea Chest Restaurant (6216 Moonstone Beach Drive, Cambria, CA 93428) – king crab, seafood, abre 17:30.

Família curtindo os elefantes e aprendendo um pouco

SAN LUIS OBISPO → PISMO → SOLVANG → SANTA BARBARA


San Luis Obispo (Peach Tree Inn - 2001 Monterey Street, San Luis Obispo, CA 93401) - boa opção para dormir. Cidade estilo vilarejo antigo. Bela rua principal, com charme de cidade do interior e beleza de cidade bem cuidada. Tem também uma missão (igreja) parecida com a de Carmel e de Santa Barbara.


Downtown San Luis Obispo (SLO) e o famoso farmer's market são locais bem legais para se visitar em SLO.


Alguns minutos de SLO, Pismo oferece uma boa opção de compras fora do circuito tradicional : Premium Outlet de Pismo Beach (Nike, Aeropostale, Polo, Tommy etc.). É um outlet premium como outro qualquer só que bem mais vazio...ou seja, mais fácil de gastar dinheiro!!! ;-(( 

SOLVANG

• cidadezinha de colonização dinamarquesa (não me pergunta o porquê!!) no meio da Califórnia.


MOINHOS - MARCA REGISTRADA
Legal de conhecer, passear um pouco, curtir o clima, apreciar os moinhos...enfim, passar 1 a 2h por lá está de bom tamanho. Opcionalmente, também pode ser um bom point de descanso e pernoite.

VIKINGS

DOWNTOWN SOLVANG
MAIS MOINHOS

SANTA BARBARA 

• a principal rua, State Street, é um shopping a céu aberto, com restaurantes e ótimas lojas. Esta rua sai bem em frente ao Stearn’s Wharf (pier) de SB. East Beach, uma das principais praias, fica próximo ao centro.

SB Mission
A Courthouse Tower, prédio do tribunal da cidade de Santa Barbara construído em 1929 já é bonito por si só, e tem uma vista panorâmica da cidade linda (1100 Anacapa Street). Camino al mar (1000 Steps Beach) –  é uma das praias mais bonitas de SB, uma das mais privadas e certamente tranquila.
Vista a partir da SB Mission 

Santa Barbara Mission (2201 Laguna Street) – é uma das missões franciscanas espanholas mais bonitas da Califa.

Restaurantes: Pascucci (729 State Street, no Paseo Nuevo shopping, só que virado para a rua), Mexicano La Super Rica Taqueria – a Julia Child, famosa chef do filme July & Julia, disse uma vez que amava e o lugar e então ele virou sucesso de público e renda.

State Street
SB também é um ótimo local para pernoite.

Santa Barbara→LA


De Santa Barbara para LA, o trânsito começa a "engrossar" exponencialmente. 

Selecione previamente alguns restaurantes de sua preferência para comer no caminho. A cidade de Oxnard oferece boas opções: Red Lobster - 1740 East Ventura Boulevard, Oxnard, CA 930360; Olive Garden - 1891 Ventura Boulevard, Oxnard, CA 93036); TGI Friday (Shopping At the Rose, 2181 North Rose Avenue, Oxnard, CA 93036); Outback Steakhouse (2341 Lockwood Street, Oxnard, CA 93030).

Outra opção é dar aquela parada estratégica para "chapuletar" os últimos (??!!) goods no Camarillo Premium Outlets (740 East Ventura Boulevard, Camarillo, CA 93010). Outro outlet, estilo Premium, um pouco maior do que o de Pismo e certamente mais cheio.... ;-(

Universal Studios Hollywood - menor que a de Orlando, mas igualmente divertida
Chegando em LA é escolher os programas e parques (veja LA) que mais lhe atraem e se divertir. Desta vez, fomos só na Universal. Estávamos cansados (mas felizes!!).

Sou fã dos Transformers
Quem não gosta de Minions?
Se estiver com tempo, estique até San Diego. A cidade é muito bonita, bem cuidada e com clima bem agradável.


Dica importante: planeje-se para o trânsito por vezes insuportável de LA, principalmente se vc tem um avião a pegar.


É isso aí amigo! Até a próxima viagem!

Solvang

Megatron
















   

3 comentários:

  1. Adorei o post!!! Parabéns!
    Eu e meu marido faremos uma road trip por Nevada e California na primeira quinzena de janeiro de 2016
    e deixa eu te perguntar uma coisa... entre São Francisco e Los Angeles, ainda não sei quantos dias vamos ficar, estou montando roteiro.. mas você acha arriscado ir sem reservar hotel nesta parte da viagem? Digo, por ex em Monterey, Carmel, Santa Barbara...porque se fosse tranquilo estava pensando em ir sem me programar muito e curtir lá na hora. Obrigada desde já!

    ResponderExcluir
  2. Ola , adorei as dicas .
    Em quantos dias voce fez saindo de San Francisco ate santa Barbara , tenho 03 dias , acha suficiente ?? tenho que sair de san francisco e voltar para san francisco ....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Maria Fernanda. 03 dias é bem apertado ainda mais para quem planeja ir e voltar. Se puder comece em SFco e acabe em Santa Barbara (ou LA). Num único sentido, três dias é razoável, dormindo em cidades no meio do caminho. Monterey, Carmel, San Luis Obispo e Santa Barbara são boas opções para dormir.

      Excluir

Obrigado pelo seu comentário!