sábado, 15 de outubro de 2016

ZAKYNTHOS (OU ZANTE) - O CHARME DAS ILHAS GREGAS COM A BELEZA DE NAVAGIO BEACH

ZAKYNTHOS, MUITO MAIS DO QUE NAVAGIO BEACH!!


Se vc vem acompanhando o blog e os posts desta viagem, notará que esta é a terceira parada de uma viagem dos sonhos.


A primeira parada foi Capri. 
O roteiro, o planejamento e tudo sobre Capri você encontra aqui (Roteiro e Capri).


A segunda parada foi a Costa Amalfitana, vide link (Costa Amalfitana).


Para falar da terceira parada, vou me permitir começar falando para vocês que a Grécia é um dos meus países preferidos em todo mundo. 



Seja pelo clima, pelo astral, pelas belezas naturais, pela simpatia das pessoas, pela fantástica história, pelo lado cultural, pela mitologia, pela comida....enfim, curto demais a Grécia.
Pergunta: Tem como não curtir?
Não precisa responder...  ;-p


É claro que é natural você começar a visitar a Grécia pelos locais (cidades e ilhas) mais famosos e mais turísticos. 


Neste contexto, os pontos quase obrigatórios são:  Atenas (link Atenas), Santorini (link Santorini) e Mykonos (link Mykonos).


Mas pensar que a Grécia se resume a estes locais é menosprezar muito a variedade deste fantástico país, onde cada ilha, cada vilarejo, cada charmosa cidade revela um segredo, uma beleza indescritível.... que está lá esperando para vc desbravar.


Essa foi minha terceira vez visitando a Grécia e está longe de ser a última.


Cada vez que vou, curto mais ainda. Sempre um novo lugar...


Desta vez, o encanto ficou pela beleza indescritível de Zakynthos (ou Zante para os íntimos) e de Kefalônia.


Este post é sobre ZANTE!! 

Zante conquista todos com suas praias de sonhos e com um ar de simplicidade que faz a gente se sentir literalmente em casa. Não é a toa que os "brits" (britânicos) se sentem que nem pinto no lixo na ilha.


Famosa pela praia Navagio Beach, uma das praias mais bonitas no mundo, a ilha de Zakynthos oferece outros inúmeros excelentes passeios.


Mas, ao invés de falar e correr o risco de não conseguir traduzir beleza em palavras, vcs já sabem que este blog prefere evidenciar as dicas descontraídas por meio de imagens. 


Então, vamos a elas....

COMO CHEGAR


Existem três formas principais de chegar em Zakynthos.

A primeira, mais simples e mais tradicional, é vir de avião, a partir de Atenas (ou de outros pontos da Grécia).

A segunda, mais barata, estilo mochilão e, obviamente, mais cansativa, é pegar um busão a partir de Atenas até Killini e de Killini pegar o ferry até Zante, chegando no porto principal de Zakynthos.


A terceira, mais incomum, mas bem prática, principalmente se vc vier da Itália, é pegar um vôo low cost da Vueling que voa duas vezes por semana para Zante, a partir de Roma. Baratíssimo e super prático. 2h30 de vôo, menos de 80 euros por pessoa (preço de jun2016).



ONDE FICAR


Zante é uma ilha relativamente pequena.
Se vc estiver alugando carro, algo que é praticamente obrigatório, pouco irá importar em que parte da ilha vc ficará.


Existe uma concentração grande de hotéis, pousadas e até casas para alugar em toda parte leste da ilha, ao longo do litoral. 


Alykes, Alikanas, Amoudi, Tsillivi, Zakynthos (porto), Argassi, Ag Nikolaos (sul) são vilarejos litorâneos que oferecem opções variadas (econômicas e/ou luxuosas).


Laganás, na parte sul, é mais voltada para garotada a fim de balada...os jovens britânicos costumam invadir a região na alta temporada. Haja "pints" !!!!...kkkk


Keri, no extremo sudoeste, também é bem procurada e descolada, mas é um pouco mais isolada e um pouco mais difícil em termos de deslocamento.


O interior (parte central) da ilha praticamente não oferece locais de hospedagem. É uma região mais montanhosa, onde as cabras reinam....kkkk. 


A parte oeste da ilha reúne as melhores atrações turísticas (vide seção "o que fazer"), mas, por ser mais deserta e nativa, praticamente não oferece hospedagem. Penso que seja de propósito.



Dito isso, sua escolha vai depender (como sempre!!) dos seus interesses e do seu budget.
Como a beleza está nos passeios, minha recomendação aqui é não gastar muita grana e pegar uma hospedagem com boa avaliação e boas reviews no booking.com e/ou trip advisor.


Deixe para gastar grana na comida e nos passeios.



Neste contexto, não podia me furtar de revelar que tive bastante sorte no local de hospedagem que escolhemos.

Uma hospedagem simples, estilo studio/apart-hotel (Amoudi Studios - link aqui), que tinha uma hostess (chamada de "Pepi") super simpática. O marido da nossa hostess (esqueci seu nome) tinha um restaurante tipicamente grego (nome Kitramo) a poucos metros do hotel e também foi um cara divertido e amabilíssimo.


A família da nossa hostess nos fez sentir em casa e isso fez muita diferença. 
Melhor do que qualquer hotel.


Além da comida maravilhosa e barata, o visual do restaurante era belíssimo, rolava danças típicas (estilo Zorba, o Grego) nos fins de semana e o carinho das atendentes (as filhas do casal) se refletia na qualidade da comida e no astral ótimo do restaurante, lotado por amigos do casal e outros turistas revisitando o local.  



Vou logo avisando, se vc for ao restaurante, vai ser "intimado" a dançar...no melhor estilo "OOOOOPPPA".

O café da manhã não era lá essas coisas, mas um mercadinho ao lado do hotel ajudava a suprir as necessidades básicas com deliciosas guloseimas, azeitonas e queijos gregos. Delícia!


Abastecíamos as mochilas antes de sair para os passeios e "off we went"!!


COMO SE DESCOLAR

A ilha não é grande, mas, à exceção da região do porto principal (nome Zakynthos) não há grande oferta de transporte público na ilha.


Isso significa que o aluguel de carro, moto ou quadriciclo é quase que obrigatório.
O aluguel é razoavelmente barato (cerca de R$150/dia em jun2016 para um carro compacto). 





Pesquise o melhor preço!! 
Vc pode pegar no aeroporto/porto e "dropar" em qualquer lugar da ilha, sem taxa extra.

As estradas são razoáveis e bem tranquilas (vazias).... mas isso não significa que vc deva relaxar ou "chutar o balde" na direção.... todo cuidado é pouco.

Às vezes, vc vai disputar o espaço com as cabras. Respeite!! Elas tem sempre prioridade e tem que ficar tranquilas para poderem produzir aquele delicioso queijo feta ;-)


Recomendo que vc tenha um GPS pré-carregado com o mapa.
Apesar de estar numa ilha (difícil se perder), o GPS te ajuda muito a cortar caminhos e pegar estradas mais funcionais.

O QUE FAZER


Zakynthos é uma ilha não muito grande. Em pouco tempo (3 dias completos), dá para vc curtir as principais atrações turísticas e ainda encontrar tempo para relaxar nas praias de cinema e visitar o centro histórico da cidade.



No link http://www.zanteisland.com/en/top10-zante.php (melhor site de Zante - itinerários) , vc vai encontrar ótimas dicas sobre a ilha.

Agio Nikolaos - porto de onde saem passeios para Navagio e o ferry para Kefalonia

O mapinha no google maps abaixo mostra um dos roteiros principais que fiz durante minha estadia.
A outra rota, a partir do hotel, foi costeando o litoral em direção à parte sul, passando pela capital (porto de Zakynthos).

Minha dicas:

Dica para roteiro de carro de 1 dia



1 - Explorar de carro as cercanias de seu hotel - vai por mim, vc vai certamente encontrar uma praia legal. No meu caso, curti a prainha de Amoudi/Alykanes.


2 - encontre um bar/restaurante que ofereça uma típica "Greek Night",  com muitas músicas e danças tradicionais. No meu caso, o restaurante Kitramo do marido da Pepi (dona do hotel Amoudi Studios) foi uma experiência ímpar. 


Vejam os links dos animados vídeos abaixo.
https://youtu.be/oRMOUoWO_3I
https://youtu.be/4xASLNRgxnE

3 - deslocamento de carro até o porto de Agio Nikolaos (veja mapinha acima) para passeio de barco à Navagio Beach.


As explicações históricas sobre Navagio vc encontra aqui (https://en.wikipedia.org/wiki/Navagio)

bendito casco enferrujado

lots of selfie
lots of selfie










4 - passeio de barco saindo de Agio Nikolaos, passando pelas Blue Caves no Cabo/Farol Skinari  - são 2 a 3h de passeio. Alternativa para ida até Navagio: saída do Porto Vromi.


Dicas importantíssimas: escolha barco pequeno para o passeio para poder mergulhar nas blue caves. Se informe com seu "capitão" para saber se ele para o barco nas caves para mergulho. 



Fazer o passeio em barco grande é uma baita roubada. Não só pela não parada para mergulho como também pelo excesso de gente que tumultua demais a chegada/saída em Navagio.


Uma boa empresa que faz o passeio de barco para o shipwreck/blue caves, a partir de Agio Nikolaos (Navagio Boat Trips THEODOSIS - http://theodosiscruises.gr/en/our-cruises) . Custou 15E/pessoa (jun2016)

Aliás, aqui vai outra dica: escolha bem o horário do seu passeio. As saídas das 09:00/10:00 são as mais comuns. Resultado: chegam trocentos barcos na praia ao mesmo tempo. A praia vira uma "crowd" só. 

reserve um tempo para curtir essa água espetacular

Sugestão: saia um pouco mais tarde....por volta de 12:00/13:00...ainda com sol intenso. 
Vc vai ter a praia praticamente para vc. 


Pague um pouco mais e combine o horário de permanência na praia com seu barqueiro. Relaxe na praia!! Vc viajou o mundo todo para chegar até aqui. 
Perpetue esse momento!!!


5 - Depois do passeio de barco, emende com um passeio de carro pela parte noroeste da ilha e vá ate o famoso viewpoint de Navagio beach (plataforma shipwreck), onde vc vai poder curtir, lá do alto, um visual que (te prometo) vc vai gravar pelo resto de sua vida. 


Um azul fantástico, promovido pela luz do sol que incide caprichosamente sobre as pedrinhas brancas e arredondadas depositadas no fundo do mar. Os barcos parecem flutuar. Simplesmente fantástico!


Siga a pé, com cuidado, pela trilha do lado direito do photo point para mais fotos. 

Cuidado!!!

Vale muito a pena vc seguir a trilha de terra/mato até o final para ter o visual da praia e do casco do navio praticamente de frente.

Vá até a ponta pela trilha para pegar o melhor visual

Vá com calma, controle a empolgação pela excitação do momento e tire suas fotos com cuidado. Escorregar ali pode ser fatal.
Não pegue a trilha do lado esquerdo. É perigosa e o visual não compensa.


6 - porto Vromi (cove) - vá de carro conhecer esse belo porto de onde também partem barcos para Navagio. 


É um porto belíssimo que possui uma prainha (cove) altamente charmosa e tranquila. Ótima para um tchibum e para vc abrir aquela cerveja que estava gelando dentro do "cooler" no seu carro.


7 - Limnionas beach/port - essa "praia" é linda demais. Tem um restaurante ótimo e barato na entrada da praia. Na verdade, não é bem uma praia. 


É mais uma enseada, quase uma piscina marítima, onde o pessoal do restaurante preparou um ambiente que dá para vc alugar uma cadeira ou simplesmente esticar sua toalha nas pedras. 


Local ótimo para mergulhar, nadar até as cavernas que se formam nas proximidades. Muito show!!!   


8 - Curta um por do sol em Porto Schiza (Kampi) ou  Porto Roxa - outros dois locais belíssimos em que vc pode parar seu carro e relaxar. 


O roteiro completo de carro dos passeios acima, ideal para um dia completo, vc encontra aqui: https://goo.gl/maps/xCxjj6U441t


9 - Xigia Caves (prainha c/ águas sulfurosas) ao sul de Agios Nikolas 



10 - faça um passeio ao sul da ilha - vc pode alugar seu próprio barco (rent your own boat) e curtir a agradável Limni Keri beach, as Keri caves e a ilha Marathonissi (Turtle Island). 


Esta ilha é famosa pelo seu formato que parece o de uma tartaruga. Aliás, é comum vc encontrar tartarugas nadando tranquilamente por esta região.

Turtle island....dá para ver porque

Empresa que aluga barcos sem skipper (Big Blue Motorboats Rental located in Limni Keri): 
Preço: 35E/h (jun 2016).


11 - Vasilikos (Gerakas beach)


12 - Zakynthos town - Passeie a pé pela orla da capital da ilha (porto de Zakynthos), na parte sul da ilha. 


Ao redor de uma praça muito agradável (Plateia Solomou), vc vai encontrar restaurantes, sorveterias, lojas de souvenir e um porto bem animado pela chegada/saída dos navios vindos do continente (Killini). 


13 - Se vc quiser emendar sua viagem dando um pulo em Kefalonia (recomendo muito!!!) pegue o ferry a partir do porto de Agios Nicolas. A viagem dura cerca de 1h30 e o barco chega em Pesada na parte sul da ilha de Kefalonia.


Fiquem com mais algumas fotos desta maravilhosa etapa da viagem.
Próximo post (Kefalônia)